Olá! Você está diante do CÓDIGO DE ÉTICA DA NEWTON. Seja bem-vindo! O propósito deste código é assegurar a conformidade com as leis brasileiras e manter os padrões éticos dentro da empresa e nas relações com nossos colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores, clientes e a comunidade.
Buscamos, através dele, melhores práticas de padrões de conduta e ética, que devem ser seguidos, cumpridos e respeitados em todos os níveis da empresa (do chão de fábrica à diretoria). Desta maneira, para que tenhamos êxito, este código deve nortear sua conduta.
PAUTAR SUAS ATIVIDADES E COMPORTAMENTOS PELOS PRINCÍPIOS ÉTICOS É FUNDAMENTAL!
Missão
Buscar continuamente a satisfação dos clientes, fornecedores, colaboradores e acionistas, desenvolvendo soluções em equipamentos para corte e conformação de chapas metálicas.
Visão
Ser líder no fornecimento de soluções para corte e conformação de chapas metálicas.
– Conhecer os clientes adequadamente através do relacionamento e da obtenção de documentos, dados e informações;
– Cuidar da organização e confidencialidade dessas informações;
– Prezar pela honestidade e transparência na prestação de serviços de qualquer natureza;
– Avisar claramente quanto aos riscos inerentes de cada produto ou serviço prestado;
– Prestar serviços e informações de forma prudente;
– Evitar situações que gerem conflitos de interesse ou que apenas aparentem a existência destes;
– Tratar adequadamente eventuais elogios, sugestões, críticas e reclamações;
– Divulgar informações de forma clara e objetiva;
– Prestar atendimento cordial, ágil e eficaz;
– Recusar compensações, presentes e vantagens pessoais.
– Ser neutro e justo nas celebrações, prorrogações, revogações ou rescisões de contratos;
– Disponibilizar instalações ou recursos necessários que permitam a execução dos serviços contratados com a devida qualidade;
– Acompanhar e avaliar os serviços prestados com parâmetros bem fundamentados;
– Zelar pela confidencialidade das informações;
– Não oferecer ou receber compensações, presentes ou vantagens diversas como contraprestação pelo serviço contratado;
– Sempre defender a existência de um mercado livre, competitivo, sustentável e justo;
– Não instituir acordos com competidores que eliminem ou reprimem indevidamente a concorrência.
– Respeitar as diferenças, sejam elas culturais, políticas ou religiosas;
– Apoiar ações que promovam o desenvolvimento e o bem-estar de todos.
– Respeitar leis, regulamentos e normas vigentes;
– Disponibilizar informações e documentos, quando solicitado por tais órgãos, prestando somente informações fidedignas;
– Não destruir documentos e informações que possam ser importantes para o cumprimento de obrigações legais e administrativas, confidenciais ou não, mantendo-as em arquivos de forma organizada e segura;
– Cumprir com os prazos, contribuir com sugestões técnicas e cooperar plena e apropriadamente em quaisquer casos.
– Exercer as atividades de forma isenta, não usando a posição dentro da instituição para obter benefícios ou vantagens para si ou terceiros;
– Abster-se de usar o nome, marca e símbolos corporativos da Newton sem autorização prévia;
– Abster-se de disseminar conteúdos nas redes sociais que não condizem com os valores da Newton;
– Cumprir e respeitar políticas, códigos, manuais, diretrizes, padrões, controles e processos internos;
– Colaborar e trabalhar em equipe, acolhendo as opiniões divergentes e de caráter construtivo, agindo para solucionar os conflitos, acentuando, assim, o ambiente amplamente cooperativo;
– Manter o ambiente de trabalho livre de embaraços decorrentes da formulação de críticas ou reprodução de boatos que atinjam a reputação dos profissionais da Newton e de quem com ela tenha vínculos;
– Disseminar conhecimento e boas práticas, dispondo-se nos trabalhos conjuntos, a compartilhar informações com profissionais de outras equipes, dentro das necessidades requeridas e acordos estabelecidos.
– Promover o direito à liberdade pelo intercâmbio de pensamentos, ideias e opiniões, sem preconceitos ou discriminações;
– Evitar o constrangimento aos colegas e manter o clima de cordialidade;
– Respeitar alçadas operacionais e hierarquia;
– Assumir honestamente erros e falhas;
– Reportar condutas inadequadas, impróprias ou ilegais suas ou de terceiros;
– Condenar atitudes agressivas ou constrangedoras;
– Abdicar de comportamentos preconceituosos ou discriminatórios em relação à raça, cor, origem, gênero, estética pessoal, condições físicas, nacionalidade, sexo, idade, estado civil, orientação sexual, posição social, religião e outros atos que firam a dignidade das pessoas.
– Respeitar todas as etapas do processo de contratação dos profissionais que venham a manter qualquer vínculo de relacionamento com a Newton para que não paire a existência de qualquer tipo de favorecimento, independentemente do nível profissional do colaborador que realizou a indicação;
– Zelar pelo patrimônio interno e os recursos materiais disponibilizados utilizando-os de forma correta, legal e primordialmente para o desempenho das tarefas que atendam à Newton, protegendo os de danos, manuseio inadequado, perdas ou extravios;
– Agir com a responsabilidade que o cargo lhe confere;
– Conhecer e difundir, inclusive por meio das próprias atitudes, os valores e princípios contidos neste Código;
– Observar, cumprir e fazer cumprir as normas de segurança da Newton, as demais normas vigentes acerca da matéria e melhores práticas de prevenção de acidentes;
– Assegurar o uso adequado do patrimônio material da Newton, atendendo ao seu legítimo propósito, inclusive para preservar a imagem e reputação da empresa e não o utilizar para obter qualquer tipo de vantagem pessoal;
– Zelar pela limpeza e higiene do local de trabalho e demais dependências da Newton;
– Proteger e assegurar o sigilo das informações e documentos mantidos e divulgados internamente, e garantir que não possam ser acessados por pessoas não autorizadas;
– Respeitar e proteger a propriedade intelectual da Newton sobre produtos, processos, pesquisas, estudos, marcas, patentes e direitos afins, inclusive em todas as fases do processo de desenvolvimento e registro;
– Utilizar os recursos de comunicação e tecnologia da informação somente para as atividades inerentes às atividades profissionais e com observância das normas internas da Newton;
– Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive fraude, e denunciar os casos a que tiver conhecimento.
Este Código é de cumprimento obrigatório. Por isso, é importante que todos saibam que condutas contrárias podem levar à aplicação de medidas disciplinares, que incluem o término da relação de trabalho, sem prejuízo das responsabilizações legais cabíveis.
Este Código não esgota todas as possíveis questões éticas relacionadas ao trabalho e, por isso, não restringe a Newton na aplicação de medidas disciplinares, que serão sempre orientadas pelo bom senso e legislação aplicável.
São sanções aplicáveis como medidas disciplinares:
Advertência;
Suspensão;
Demissão.
Na aplicação das penalidades, a Newton observará o princípio da proporcionalidade, a natureza e a gravidade da falta cometida, os danos que dela provierem para o serviço, as circunstâncias atenuantes e agravantes e os antecedentes funcionais.
A advertência será aplicada verbalmente ou por escrito nos casos que não justifique imposição de penalidade mais grave.
A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência, ou logo após o cometimento de uma falta que não justifique a aplicação de advertência ou demissão, não podendo exceder 30 (trinta) dias corridos.
A demissão será aplicada nos seguintes casos:
A Newton, no exercício do poder disciplinar, após analisar o caso concreto e levar em consideração a gravidade do ato praticado e as consequências para o serviço, poderá enquadrar os atos faltosos em outras condutas não tipificadas neste Código de Conduta e Ética.
Todos nós estamos sujeitos a passar por dilemas éticos e questionáveis em nossa trajetória. Antes de decidir se uma conduta ou atividade é apropriada, verifique se o fato ou a decisão:
Está de acordo com a lei?
Está de acordo com este Código, as Políticas e demais normas internas da Newton?
Está de acordo com meus valores pessoais e os valores da Newton?
Se a resposta a qualquer uma das perguntas acima for negativa, o comportamento ou atividade em questão é inadequado.
Desta maneira, pergunte a si mesmo se você: teria orgulho de contar aos seus amigos e sua família sobre sua atitude, de vê-la publicada em jornais, ou ainda, se prejudicasse ou colocasse alguém em risco?
Não devemos nos omitir quando nos deparamos com estas situações de dúvida. Responder a estas perguntas ajudará na escolha da melhor conduta nestes casos ou a reconhecer que há uma violação do Código, que precisa ser comunicada.
Ao testemunhar, vivenciar ou tomar conhecimento de conduta que configure descumprimento às orientações deste Código de Ética, deve-se comunicar ou denunciar o fato aos superiores hierárquicos e/ou aos Canais de Denúncias.
Canais disponibilizados para acolher denúncias internas e externas relativas ao descumprimento do Código de Ética:
Endereço eletrônico: newton.com.br – seção Canal de Denúncias.
Preencha o formulário eletrônico com as informações pertinentes.
E-mail eletrônico: canaldedenuncia@newton.com.br
Comitê de Ética – a Newton respeita e acolhe a comunicação ou denúncia de desvio de conduta feita de boa-fé, e não admite retaliações à pessoa que utilize os canais de denúncias.
A aplicação do Código será realizada pelo Comitê de Ética, formado pelo Diretor Geral (Newton Eduardo Masutti), pelo Recursos Humanos (Eliane Cristina Rosa) e pela equipe jurídica (Mitsunaga Advogados).
Esse comitê receberá denúncias de violação, relatando-as, analisando-as e concluindo se houve conduta antiética ou violação de princípios ou normas. E, dará andamento às ações cabíveis para casos de irregularidades ou infrações a este Código ou demais procedimentos vigentes.
O Código de Conduta e Ética deve estar inserido na programação de treinamentos da Newton, devendo ser realizado por ocasião do ingresso ou admissão e, periodicamente (no mínimo anual) aos empregados, administradores e demais colaboradores, e, no que couber, aos terceiros.
Rua Lourenço Emelino Masutti, 500
13484-160
Limeira – SP
Brasil
+55 (19) 3404-7300
+55 (19) 2114-7300